Fatos Históricos em Mangabeira.

Foto de Nilberto Henrique.

PASSAGEM DO PRESIDENTE LULA POR MANGABEIRA.

30 de agosto de 2017, a caravana Lula passava pela demarcação território, ele passou pela Br-230 e devido ao fato de estar com a agenda cheia não parou o carro. O fato inusitado foi a carreira que foi dada por um jovem do Distrito. O jovem em questão e o próprio Nilberto Henrique.

PASSAGEM DE FREI DAMIÃO.

Não se sabe ao certo qual foi o ano em que Frei Damião passou por mangabeira, e se de fato ele passou. As pessoas mais velhas da região dizem que ele passou pela estrada e foram muitas pessoas olharem a passagem dele. Existe até um relato de uma moradora do Distrito ter dito que viu Frei Damião passando e foi até ele, ele porém tocou nela e ela que era corcunda começou a andar normalmente atribuindo esse milagre a ele. Dizem que foi Frei Damião que disse que mangabeira iria se afundar em melão são caetano.

Foto da Internet.

*A foto abaixo mostra as irmãs Maria Mangueira e Genoveva Mangueira ao lado de Frei Damião. Maria foi a moradora do Distrito que aconteceu esse fato com ela.

Uma curiosidade a respeito desse relato dito por essa moradora é que existe um dvd que foi gravado por Joaquim de Eva, um homem de mangabeira que vive hoje em Brasília, Joaquim já gravou vários vídeos incluindo festas de Janeiro antigas, alguns pontos antigos de mangabeira e situações do dia a dia das pessoas, e nesse dvd é possível ver uma cena em que a própria moradora conta essa história de que foi curada por Frei Damião, as gravações de Joaquim são consideradas relíquias por vários mangabeirenses.

Foto do Arquivo Pessoal de 
Nilberto Henrique.

NEVE EM MANGABEIRA?

18 de fevereiro de 2019, mangabeira amanheceu diferente estava fazendo frio e estava caindo uma coisa branca do céu, muitos dizem que não era neve, pra mim era neve sim.

Foto de Cícero Lhyma.

PROTESTO EM MANGABEIRA.

27 de Março de 2014, Cerca de dois mil moradores do distrito de Mangabeira, interditaram o trecho das rodovias BR-230 e CE-153 (Rodovia Padre Cícero) que liga a localidade às cidades de Cedro, Várzea Alegre e Caririaçu. A população queimou pneus e paus e longas filas de veículos se estenderam nas estradas, com o tráfego parado. O protesto é para chamar a atenção das autoridades e dirigentes do Departamento de Edificações e Rodovias e a Solicitação á colocação de redutores de velocidade ou lombadas eletrônicas. O protesto foi gravado pela TV verdes mares e passou no jornal. Dia 6 de Maio de 2014 os redutores foram colocados.

Foto de Valluz Nunes.

INAUGURAÇÃO ENERGIA ELÉTRICA EM MANGABEIRA.

Em 1965 foi inaugurado pelo Dr. João Gonçalves de Souza então superintendente da SUDENE, O sistema de água da vila.
Foi inaugurado o sistema elétrico da COELCE que trouxe bastante conforto para os filhos da terra podendo agora aposentar a lamparina usar rádios TVs e aparelhos domésticos e dispor de energia elétrica pra pequenas atividades industriais de comércio iluminação pública etc.

Foto de Nilberto Henrique.

POSSE DA VEREADORA JOANA CRENTE.

Francisca Joana Bento Ferreira mais conhecida como Joana de Vicente Crente foi eleita com 1. 271 votos, e no dia 1 de Janeiro de 2021 foi empossada na Câmara dos Vereadores de lavras da mangabeira, o fato ficou marcado na história ela se tornou a mulher mais votada em mangabeira ficando em primeiro lugar.

Foto de Joana Leandro.

PRIMEIRA MANGABEIRENSE VACINADA.

20 de Janeiro de 2021 foi a data em que Isabela Lima Marques foi a primeira mangabeirense a tomar a vacina contra a Covid-19.
Isabela é graduada em Gestão Hospitalar, Pós-graduada em Auditoria Hospitalar, técnica de enfermagem da Ubs-Mangabeira, socorrista do Samu lavras, detalhista em maquiagens, amante de música e dedica-se ao Coral da Paróquia de São Sebastião.

Foto de Nilberto Henrique. 

MANGABEIRENSE É PREMIADO COM PRÊMIO DE NOTÁVEL BRASILEIRO EM JORNAL AMERICANO.

O Jornal americano Brasilian Times premiou Rigoberto Mangueira Duarte que é filho do casal Ribeiro e Gisalda, ele mora nos Estados Unidos e é cidadão americano e foi premiado em virtude de relevantes serviços prestados à comunidade brasileira residente em solo americano.
Além de um troféu vai sua foto e sua biografia pro Museu do Imigrante localizado em Nova York.

Foto de Nilberto Henrique.

CIENTISTA MANGABEIRENSE.

Rogelma Ferreira da Silva, professora, pesquisadora e cientista mangabeirense, Doutora em Física e que atua na docência na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), destaca-se por ter um artigo publicado no jornal _O Globo_ de amplitude nacional. A pesquisadora, é filha de Paulo Batista e Terezinha Dias, além de uma carreira de grande relevo na pesquisa acadêmica em Física, também desenvolve trabalho de extrema relevância social no seio da universidade e em conexão com as escolas de Ensino Básico, cujo título é “Mulheres na ciência” e que objetiva desenvolver e patrocinar ações afirmativas no sentido de promover a equidade de gêneros na ciência! Rogelma, você é uma mulher incrível que enche os seus conterrâneos mangabeirenses de orgulho!
Por Nilberto Henrique.

Foto de Glauber Lemos Diniz.

PROJETO SOCIAL DIAMANTE.

Foto do Instagram
Projeto Social Diamante.

É um projeto criado por Maria Macicleide e Cícero Ferreira, o projeto foi criado em 23 de fevereiro de 2021 e conta com alguns voluntários do Distrito, o projeto tem o intuito de ajudar a comunidade com arrecadações de cestas básicas distribuídas pras famílias mais carentes, bazares beneficentes, distribuição de brinquedos pras crianças, o projeto também recebe doações daquelas pessoas que querem doar alguma coisa pras famílias carentes.
Alguns dos voluntários do projeto: Tallyta Diniz, Daniel Cândido, Daniel Júnior, Dayane Alves, Nilberto Henrique, Paulo Rodrigues, Higor Lima, Danielly, Júnior, Francisca Madalena, Wedna Kelly, Rilmaria Rodrigues, Maraina, Vivi Duarte...

Foto de Nilberto Henrique.

Durante os dias 19 e 20 de Junho de 2021, o projeto social diamante disponibilizou alguns de seus voluntários para ajudar as pessoas que ainda não fizeram o cadastro da vacinação do covid-19, os jovens se reuniram na praça Dr. João Gonçalves de Souza e ajudaram as pessoas que não fizeram o cadastro da vacinação. 
Alguns dos jovens que o projeto social diamante disponibilizou foram: Dayane Alves, Paulo Rodrigues, Rilmaria Silva, Igor Lima, Vivi Duarte, Júnior Félix, Glendha Rayla, Nádia Lívia, Jta Moral (Júnior da lanhouse) e Macicleide Rodrigues (criadora do projeto social diamante).

Foto de Igor Lima.

Foto de Micaelly Marinheiro.

ESPIGA DE MILHO PARECIDA COM CABEÇAS DE ALHO.

A espiga foi encontrada em 25 de maio de 2021 na roça do pai e da mãe de Janires Martins uma jovem que mora em mangabeira. Assim que tiraram a espiga e levaram pra casa que abriram eles viram algo de diferente pois a espiga parece várias cabeças de alho.
O senhor Cícero e a senhora Fransquinha que é conhecida por Quinha ficaram admirados.

Foto de Janires Martins.

Essa deformação na espiga de milho na verdade é causada por um fungo, e cria uma doença nas espigas conhecida como "carvão do milho".
Em várzea Alegre já teve um caso que nasceram mangas com rosto de gente no cemitério da saudade.

PIRARUCU EM MANGABEIRA.

Parece história de pescador daquelas que ninguém acredita, só acredita se vê porém não é história não, é a mais pura verdade.
Esse pirarucu de quase dois metros de comprimento foi pescado no açude das lajes que pertence a Ribeiro e o mais incrível é que ele pesou quase 50 kg.
Como diz o bordão "Em Mangabeira tem as coisas".

Foto de Hermano do Leite.

A PRIMEIRA TELEVISÃO EM MANGABEIRA.

Antigamente eram poucas as pessoas no Distrito que tinham televisão em casa, quem queria assistir novelas, programas, filmes e desenhos animados tinha que ir até a rua para assistir na televisão pública, essa televisão era muito pequena pertencia a Augusto Cândido e ficava exposta em cima de uma mesa frente ao comércio de João Menezes, as pessoas se divertiam assistindo essas coisas em grupo. Nessa época passava vários programas e várias novelas, novelas como pai herói, irmãos coragem, rainha da sucata, a primeira versão de mulheres de areia, cambalacho enfim era uma época fascinante e só quem é daquele tempo sabe como era divertido.

AMPLIFICADORA ZÉ LIMA.

Era uma amplificadora que existia em mangabeira pertencia a Zé Lima e os seus locutores eram Vicente de Cazuza e Vicentinho de Baé, na época as pessoas pediam pra tocarem as músicas pro seus namorados (as).

FLIMAN.

1° Feira Literária de Mangabeira, ocorreu entre os dias 15 e 16 de Julho de 2022 realizada no Distrito de Mangabeira e recheada de uma programação cultural e divertida, na fliman teve tudo, apresentações, shows, lançamento de livros. Foi muito elogiada pela mídia e pela crítica.
Fizeram parte da comissão organizadora do evento, Fátima Lemos, Batista de Lima e Pedro Luiz Cândido de Oliveira.
A Fliman foi um evento que marcou mangabeira.

Foto de Pedro Luiz Cândido de Oliveira.


ANIVERSÁRIO DO DISTRITO DE MANGABEIRA.

Em 25 de Janeiro de 2022, foi encaminhado um projeto de lei através da Veradora Joana Leandro (Joana de Vicente Crente) em que tornaria oficial a data de aniversário do Distrito de Mangabeira no calendário oficial de eventos do município de Lavras. 
O pedido foi aceito e agora é oficial o dia 27 de Julho como dia do aniversário do Distrito de Mangabeira.
O Distrito foi criado em 27 de Julho de 1904.

Foto de Joana Leandro.

FOTO DOS TELETUBBIES.

29 de Dezembro de 2022, foi a data em que Nilberto Henrique tirou uma bonita foto do sol se pondo e essa foto logo foi postada nas páginas do Da Terrinha Mangabeira e redes sociais.
O curioso e que essa foto que foi tirada ficou muito parecida com a abertura dos teletubbies aquela clássica série de televisão que foi exibida na década de 90 e que fez parte da infância de muita gente.
Eu Cícero Lhyma logo fiz uma montagem unindo a foto de Henrique com a foto da clássica abertura dos teletubbies na cena em que o solzinho com cara de bebê saí da colina.
Ele logo postou a montagem na ig da terrinha e esse momento foi muito nostálgico.
A foto que Henrique tirou ficou marcada e gravada e é um belo exemplo de que a vida imita a arte.

Montagem de Cícero Lhyma.

PÁSSARO MORANDO EM CAIXA DE ENERGIA DO POSTE.

Acreditem ou não mais é verdade, existe um passarinho que construiu seu ninho dentro de uma caixa de energia em um poste que está localizado na rua Cândido Salvador dias  (Alto do amargoso) o poste fica frente ao salão de beleza, beleza e styllus e próximo a comunidade cristã nova geração.
A foto foi tirada por Cícero Lhyma, e é possível ver que é como se a vida imitasse a arte, pois essa cena de um passarinho morando em uma caixa de energia de um poste foi mostrada no desenho do pica pau, no episódio vivendo num buraco que é aquele episódio em que o pica pau mora dentro de uma caixa de energia e fica enfernizando o guarda da companhia elétrica, que tem a famosa frase "Em todos esses anos nessa indústria vital essa é a primeira vez que isso me acontece".

Foto de Cicero Lhyma.

Vídeo de Nilberto Henrique.

JOAQUIM DE EVA.

Joaquim era um dos moradores de mangabeira que hoje vive em Brasília e teve um papel muito importante no Distrito, o que ele fez é lembrado e visto até hoje ele deixou um importante legado.
Joaquim é irmão de Antônio de eva e ele sempre que acontecia procissões e missas gravava elas.
Até hoje os vídeos gravados por Joaquim circulam através das redes sociais e até mesmo no YouTube, em seus vídeos é possível rever nossos entes queridos e pessoas ilustres que deixaram sua marca no Distrito.
A maioria de seus vídeos também contém locais antigos de mangabeira como a Escola Paulo VI em uma época que ela estava decadente.
É possível também ver gravações de 1991, 97, 1980 enfim são gravações e registros históricos.
Assim como a professora Maria Luiza tirava fotos de suas turmas e guardava as fotos, Joaquim gravava vídeos e o curioso era que era difícil se ter acesso á câmeras naquela época.
Hoje ele tem muita coisa nos seus arquivos pois conseguiu registrar através da câmera, momentos importantes de mangabeira.
Alguns dos seus vídeos viraram até dvd, neles é possível ver as festas de Janeiro, alguns momentos do dia a dia de pessoas do Distrito e como eu falei rever nossos entes queridos.
Joaquim é um mangabeirense e deixou um importante legado, como já foi dito joaquim mora hoje em Brasília.

*Hoje em dia quem faz o trabalho de Joaquim de Eva é Nilberto Henrique, pois Henrique criou o da terrinha que é uma ig do instagram onde informa tudo o que acontece no Distrito de mangabeira, além da ig, existe uma página de Facebook, um grupo de Facebook e até mesmo um grupo de whatsapp chamados de Da terrinha mangabeira, todos criados e administrados por Henrique.
Henrique é formado em pedagogia, ensina reforço pras crianças, trabalha na creche Papa Paulo VI, além de ser fotógrafo, ele também grava vídeos e registra os vídeos gravados em suas redes sociais.

Video de Joaquim de Eva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História da Paróquia de São Sebastião Mangabeira - Ceará

A História de Mangabeira - São José.

Bruno Pedrosa.